Programas

​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Turma pré-escolar para crianças com 3 anos de idade

 

O perfil padrão de uma criança com 3 anos é marcado pela maior maturidade física e psicológica, capaz de realizar brincadeiras em grupo e também de se identificar, afirmando o seu nome, a idade e o sexo. Revela interesse pelas palavras, começando a articular frase completas. Este desenvolvimento deve-se sobretudo ao aumento no domínio da lógica verbal simples.

Com esta idade, a criança já consegue distinguir o passado, o presente e o futuro, como também consegue identificar-se, dizendo o nome, a idade e o sexo.

Consequentemente, tendo em conta o grau de desenvolvimento da criança de três anos, o educador deverá incentivar o interesse pelas palavras, contando histórias, realizando jogos de “roll-play”, peças teatrais e actividades com fantoches, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das competências inter-sociais. Para além disso, agora que a criança sabe identificar-se e tem noção temporal, é possível ensinar-lhe a identificar as cores, as estações, o vestuário, os sentidos humanos e os membros constituintes do corpo humano.

Turma pré-escolar para crianças com 4 anos de idade

 

A criança de 4 anos de idade apresenta um perfil de desenvolvimento de consolidação das competências adquiridas aos 3 anos de idade. No entanto, aos 4 anos, a criança é mais afirmativa e expansiva, procurando agora identificar-se com a sua cultura, embora não a perceba.

 

Em termos motores e capacidade de manipulação, a criança consegue nesta idade vestir-se sozinha, apanha bolas com as duas mãos e distingue o tamanho e forma dos objectos. No desenho, a criança consegue improvisar e desenha com maior rigor a figura humana.

A maior actividade mental, associada ao incremento de actividade neuronal na função da linguagem, permitem à criança conhecer um maior conjunto de palavras, conjunções, advérbios e adjectivos. No entanto é preciso de ressalvar que a criança não tem qualquer controlo com as palavras, sendo normal a utilização frequente de palavrões. 

Durante esta idade, o educador, poderá explorar actividades relacionadas com a aprendizagem e o uso das palavras, bem como a aprendizagem dos números (a criança é perfeitamente capaz de contar até 4). As emoções, poderão também ser agora trabalhadas.

Turma de jardim de infância transitória 5 anos de idade

O desenvolvimento de uma criança de 5 anos é marcado sobretudo pela aquisição da sua individualidade. Com esta idade, a criança tende a ser realista e concreta, o que altera profundamente a sua visão do mundo. Em termos linguísticos, é capaz de falar com correcção, sem infantilismos e sem problemas de articulação.

A capacidade manipulativa e desenvolvimento da visão também conhecem uma maior progressão, sendo agora capaz de desenhar com precisão a figura humana, copiar modelos de desenhos, letras ou números, desenhar figuras geométricas, emparelhar objectos pela forma, cor e textura.

Assim, tendo em conta este padrão de desenvolvimento e o facto de a criança gostar de executar trabalhos complexos e demorados, o Educador pode dar início ao ensino dos números e das letras, solicitando numa primeira fase o desenho das letras e números como forma de a criança se familiarizar com eles, e numa segunda fase, solicitando a redacção e a leitura de pequenas palavras.

É preciso notar que o trabalho com uma criança de 5 anos de idade não é ensina-la a ler e escrever, mas prepara-la para o ensino escolar, de forma que a passagem do pré-escolar para o primeiro ano do ensino primário seja feita de forma natural, tal como o sucedido nos anos antecedentes.