Sobre nós

unidos3.jpg

A Associação Unidos de Cabo Verde, IPSS 96/85, está implementada há mais de 30 anos no Concelho da Amadora, desempenhando funções de apoio social, económico e cultural aos seus Associados e à população local, na maior parte das vezes portadores de diversos problemas sociais graves.

A maioria dos associados são de nacionalidade Caboverdeana e Portuguesa, embora também existam representantes de outras nacionalidades, como o Brasil, Angola, Guiné, Congo, Senegal, Ucrânia e São Tomé.

O Realojamento no âmbito do programa PER, realizado entre 2001 e 2005, com o objectivo de realojar as pessoas do Bairro das Fontainhas e outros bairros da “lata” para os actuais bairros Casal de São Brás e Casal da Mira, ajudaram a resolver os problemas graves de habitação e saúde pública, mas mantiveram as problemáticas sociais, na maioria dos casos fruto de uma capacidade económica e formativa fragilizada da população em geral.

É neste sentido, que nos últimos anos, várias entidades como a Câmara Municipal da Amadora, a Associação de Desenvolvimento e Defesa dos Angolanos e a própria Associação Unidos de Cabo Verde, apostaram os seus esforços na educação, nomeadamente ao nível da educação infantil, promovendo a abertura de Infantários inseridos nos bairros de realojamento.

Assim, com base nestes pressupostos a Associação abre em 2005, no Casal da Mira, um jardim infantil, em que, para além dos objectivos inerentes a valência destinado a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, a Associação tem ainda a preocupação adicional de gerir a heterogeneidade social, económica, cultural e linguística existente neste bairro, no sentido de garantir a igualdade de oportunidades no acesso pleno aos direitos, mas também deveres enquanto cidadãos Portugueses.

 

Próximos eventos:
Natal - 25/12/2020

Todos os anos ao chegar à época natalina muitos se perdem entre presentes, correrias às lojas, mesas fartas de comida... Mas será o Natal apenas isso? Não!

Natal é tempo de celebrar o nascimento do nosso Salvador e assim deixar renascer em nossos corações o amor, a paz e a esperança.

Natal é momento de perdão, de esquecer as tristezas e as amarguras, e é época de fortalecer o coração na fé.

Natal é tempo de família, muitos risos e alegrias. É época de fraternidade e união, e tentar que assim seja o ano todo. Feliz Natal!